HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO
Vivemos
na era da informação. Há informação sobre previsão do tempo, esportes,
diversões, finanças...
Informação
significa fato: está presente em livros, pode ser expressa em palavras e
imagens.
A
informação pode portanto, vir em várias formas: verbal, visual, por ondas....
Para
o mundo dos computadores, a definição dada por Claude Shannon (1916-2001) é: a
informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para
outro.
Desde os primórdios o homem vem aperfeiçoando sua capacidade de processamento da informação. Com a evolução, surgiram as palavras e as regras para combiná-las: as leis da gramática e da lógica.
Desde os primórdios o homem vem aperfeiçoando sua capacidade de processamento da informação. Com a evolução, surgiram as palavras e as regras para combiná-las: as leis da gramática e da lógica.
Os
números são também uma forma de representar informação.
O QUE É COMPUTADOR?
É uma
máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou
processamento de dados.
HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO
O
desenvolvimento da tecnologia da computação foi a união de várias áreas do
conhecimento humano, de entre as quais: a matemática, a eletrônica, a lógica,
etc.
A
escrita nasceu através dos Sumérios, que inventaram um modo de representar a
linguagem através de desenhos. Essa ideia difundiu-se entre as várias culturas,
cada uma adquirindo seu modo próprio de representar a linguagem. A
matemática hindu foi difundida pelos árabes que a espalharam pelo Ocidente.
COMPUTADORES PRIMITIVOS
ÁBACO - Muitos
povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a
realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comércio de
mercadorias e desenvolvimento de construções civis.
Seu
primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotânia.
Contudo o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas:
Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc.
A chamada Máquina
de Anticítera (150-100
A.C.), é um
computador analógico
descoberto na Grécia que servia para calcular posições dos astros.
O astrolábio (972
D.C.), produzido pelos gregos no fim da antiguidade permitia
a determinação da hora (do dia ou da noite) e servia para a navegação em terra
e no mar.
John Napier (1550-1617),
inventou
a “Tábua de Napier”, que
era similar a uma tabela, reduzia multiplicações e divisões a adições e
subtrações. Usando
esse princípio, em 1620 foram criadas as réguas
de cálculo,
usadas até 1970, antes das calculadoras de bolso.
Apesar
da régua de cálculo de William
Oughtred ser
útil, os valores presentes nela ainda eram pré-definidos, o que não funcionaria
para calcular números que não estivessem presentes na tábua.
Pouco
tempo
depois, em 1642, o matemático francês Blaise
Pascal desenvolveu
o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina
de Pascal.
Seu
funcionamento era baseado no uso das rodas interligadas, que giravam na
realização dos cálculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina
que realizasse as quatro operações básicas, o que não aconteceu na prática,
pois ela era
capaz apenas de somar e subtrair.
Alguns
anos depois a Máquina de Pascal em
1672, o alemão Gottfried Leibnitz
conseguiu o que Pascal não tinha conseguido criar uma calculadora que efetuava as
quatro operações, além da raiz
quadrada, a chamada calculadora
Leibnitz.
ADVENTO DA PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL
Em
todas as máquinas e mecanismos anteriormente, as operações já estavam
previamente programadas não sendo possível inserir novas funções. Contudo, no
ano de 1801, o costureiro Joseph Marie Jacquard
desenvolveu um sistema interessante nesta área.
Em 1801,
na França, durante a Revolução Industrial, Joseph
Marie Jacquard, mecânico
francês, inventou
um tear
mecânico
controlado por grandes cartões perfurados. Sua máquina era capaz de produzir
tecidos com desenhos bonitos e intricados.
Desta
maneira, Jacquard
perfurava o cartão com o desenho desejado, e a máquina o produzia no tecido.
CHARLES BABBAGE E ADA
A
origem da ideia de programar uma máquina vem da necessidade de que as máquinas
de tecer produzissem padrões de cores diferentes. Assim, no século XVIII foi
criada uma forma de representar os padrões em cartões de papel perfurado, que
eram tratados manualmente.
Durante
sua colaboração, a matemática Ada Lovelace publicou os primeiros programas de
computador em uma série de notas para o engenho analítico. Por isso, Lovelace é
popularmente considerada como a primeira programadora.
MÁQUINA DE DIFERENÇAS E ENGENHO ANALÍTICO
No ano
de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo que
existia até o exato momento, o ramo do cálculo eletrônico. O
autor Charles
Babbage,
afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas
(trigométricas e logaritmos), de forma muito simples. Esse projeto possuía o
nome de Máquina de Diferenças.
Novamente ela não pôde ser implementada naquela época, pelo mesmo motivo de limitações técnicas e financeiras.
A TEORIA DE BOOLE
Em
1847, George
Boole
desenvolveu um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de
dois algarismos: 0 e 1
Para representar valores intermediário, como “mais ou menos” ativo, e possível usar dois ou mais algarismos (bits) para a representação. Por exemplo:
00 = DESLIGADO
01 = CARGA BAIXA
10 = CARGA MODERADA
11 = CARGA ALTA
MÁQUINA DE HOLLERITH
O
conceito de cartões desenvolvidos na Máquina
de Tear
Programável também foi muito útil para a realização do censo em 1890, nos
Estados Unidos. Nessa ocasião Hermann Hollerith
desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados
computados.
MÁQUINA DE TABULAÇÃO
Aproveitando todo o sucesso ocasionado por sua máquina, Hollerith fundou sua própria empresa, Tabulation Machine Company, no ano de 1896.
COMPUTADORES PRÉ MODERNOS
Na
primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos foram
desenvolvidos, sendo que com o passar do tempo, componentes eletrônicos foram
sendo adicionados aos projetos. Em 1931, Vannevar
Bush implementou
um computador com um arquitetura binária, usando os bits 0 e 1.
A segunda guerra mundial foi um grande incentivo no desenvolvimento de
computadores, visto
que as máquinas cada vez mais estavam se tornando mais úteis em tarefas de
desencriptação de mensagens inimigas e criação de novas armas mais
inteligentes.
Entre
os projetos desenvolvidos neste período, o que mais se destacou foi o MARK I, no ano de 1944, criado pela
Universidade de Harvard (EUA).
COMPUTAÇÃO MODERNA
A
computação moderna pode ser definida pelo uso de computadores digitais, que não
utilizam componentes analógicos com base de seu funcionamento. Ela pode ser
dividida em várias gerações.
Vários
computadores,
ainda experimentais, utilizando as válvulas. Esses computadores eram caríssimos
e eram usados para aplicações militares, como por exemplo, cálculos da
balística para lançamentos de projéteis. Esses computadores não eram tampouco
fabricados em série. Cada modelo era normalmente um “filho único” da sua
categoria. Eram na verdade grandes gerigonças eletrônicas.
Dentro da equipe de pessoas que trabalhavam com esses computadores, havia sempre um sujeito que carregava um carrinho cheio de válvulas. Passava o dia inteiro procurando e trocando válvulas queimadas. Para que uma válvula queimada não afetasse o resultado dos cálculos, esses computadores repetiam cada operação três vezes, por três circuitos diferentes, e “a maioria vencia”. Se uma válvula queimasse durante uma operação, provavelmente apenas um dos três resultados estaria errado, mas os outros dois estariam corretos.
COMPUTADORES DE PRIMEIRA GERAÇÃO
A
primeira geração de computadores modernos tinham como principal características
o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles
utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas,
o que frequentemente causava problemas de funcionamento.
Em 1943,
um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan
Turing, colocou
em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS,
pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas
eletrônicas.
No
ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação, como o
lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator And Calculador) Computador e Integrador
Numérico Eletrônico, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John
Eckert e John
Mauchly.
Esta máquina era em torno de 1000 vezes mais rápida que qualquer outra que
existia na época.
As dimensões desta máquina são muito grandes, com aproximadamente 25
metros de comprimento por 5,50 metros de altura. O seu peso total era de 30
toneladas.
O ENIAC foi desativado em 02 de outubro de 1955.
O ENIAC foi desativado em 02 de outubro de 1955.
O sucessor do ENIAC foi o EDVAC (Eletronic
Discrete Variable
Computer – Computador Eletrônico de Variáveis Discretas). O EDVAC foi
planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em
sua expansão de memória interna.
Os dados eram armazenados eletronicamente em um material composto de um tubo cheio de mercúrio, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam.
No ano de 1947, John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain inventam o TRANSISTOR.
Em 1949, surge o EDSAC –
Eletronic Delay Slorge Auromatic Calculator ou
“Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico”, o qual
marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela
guerra: começou a “Era da Computação”.
E em 1951, surge o primeiro computador comercial o LEO.
COMPUTADORES DE SEGUNDA GERAÇÃO
Na
segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por
transistores, o que diminuiu em muito o tamanho do hardware.
A
tecnologia de circuitos impressos também foi criada assim evitando que os fios
e cabos elétricos ficassem espalhados por todo o lugar. É possível dividir os
computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e mini-computadores.
No ano de 1952, John Mauchly e Presper Eckert abriram sua própria firma na
Filadélfia e criaram o UNIVAC –
Universal Automatic
Computer, ou seja, “Computador Automático Universal” o qual
era destinado ao uso comercial.
No
mesmo ano de 1952, Grace Hopper transformou-se
em uma pioneira no processamento de dados, pois criou o primeiro computador e
ajudou a desenvolver duas linguagens
de programação
que tornaram os computadores mais atrativos para comércio.
Já em 1954, a IBM
concluiu o primeiro computador produzido em série, o 650, que era de tamanho médio e
enquanto isso, Gordon Teal da Texas
Instrumentes,
descobre um meio de fabricar transistores de cristais isolados de silício a um
custo baixo.
COMPUTADORES DE TERCEIRA GERAÇÃO
Os
computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados,
ou seja permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se
comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo.
Desta
maneira as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de
funcionalidades.
O ALTAIR 8880,
lançado em 1975,
revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um
tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era
muito mais rápido que os computadores anteriores.
O
projeto usava o processador 8880 da Intel,
fato que propiciou todo esse desempenho.
Placa de circuito: é uma
placa onde agrupa vários tipos de componentes eletrônicos.
No ano de 1977, surge no mercado de produção em série, três
microcomputadores: o APPLE
II, o TRS-80 da
Radio Shack e o PET da Commodore. Em 1979, é lançado pela Software
Arts o “Visicalc”, o
qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores.
APPLE II |
COMPUTADORES DE QUARTA GERAÇÃO
A
quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores
pessoais, com
a redução drástica do tamanho e preços das máquinas.
Na
década de 80, foi criado o IC LSI – Integrated
Circuit Large
Scale Integrations, ou
seja, “Circuito
Integrado em Larga Escala de Integração”, onde foram desenvolvidas técnicas para
se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado.
Em
1981, a IBM
resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC.
COMPUTADORES DE QUINTA GERAÇÃO
Os
computadores de quinta geração tem como característica o uso de IC VLSI – Integrated
Circuit Very
Large Scale
Integration, ou
seja, “Escala Muito Maior de Integração”.
Os
chips vem diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação
de computadores cada vez menores.
NOTEBOOK |
NETBOOK |
SMARTPHONE |
TIPOS DE COMPUTADORES
COMPUTADOR
Os
primeiros computadores
construídos
pelo homem foram idealizados como máquinas para processar números, o
que conhecemos hoje como calculadoras, porém, tudo era feito fisicamente.
Existia ainda um problema porque as máquinas processavam os números, faziam operações
aritméticas mas
depois não sabiam o que fazer com o resultado. Ou seja, eram simplesmente maquinas
de calcular,
não recebiam instruções diferentes e nem possuíam uma memória.
Os
computadores até então eram utilizados para pouquíssimas coisas, como calcular
impostos e outras operações, mas os computadores de uso mais geral apareceram
logo depois
da segunda guerra mundial.
Os EUA desenvolveram secretamente, durante o período, o primeiro
grande computador que calculava trajetórias balísticas. A partir daí, o
computador começou a evoluir.
CÓDIGO BINÁRIO: BIT E BYTE
O
sistema binário ou código binário é um sistema de representação numérica no
qual qualquer unidade pode ser demonstrada usando-se apenas dois dígitos: 0 e
1. Esta é a única linguagem que os computadores entendem.
§BIT: Cada um dos dígitos utilizados no sistema
binário é chamado de BIT (Binary
Digit
-
dígito binário) e representa a menor unidade de informação do computador.
§BYTE: Os computadores geralmente operam com
grupos de bits.
Um grupo de oito bits é denominado BYTE.
Este pode ser usado na representação de caracteres como uma letra (A-Z), um
número (0-9) ou outro símbolo qualquer (#, %, *, ?, @), entre outros.
Hoje
em dia, os tipos de computadores mais utilizados são desktops (aquele
computador de mesa) e
notebooks. Mas há muitas pessoas que não sabem que, além
desses exemplos, há uma grande gama de
tipos diferentes. Eles estão divididos em:
Os
computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio
porte, microcomputadores e pequeno porte portáteis, divididos em duas categorias: os
de mesa
(desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).
* Mainframes:
São computadores de grande porte,
para um trabalho pesado em grandes instituições,
como em bancos e órgãos do
governo.
Os
Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e
muita capacidade
de memória, e controlam atividades com grande
volume de dados, sendo de custo
bastante elevado. Operam em MIPS
(milhões de instruções por segundo).
MICROCOMPUTADORES
Os
microcomputadores de mesa, são os mais utilizados no mercado de um modo geral,
pois
atendem a uma infinidade de aplicações.
* Desktop: ou computador de mesa. Para uso
pessoal ou trabalho. A
maioria dos computadores do
mundo é do
tipo desktop embora os outros tipos ganhem mercado
continuamente.
* Tudo em um: agrega
todas as peças de uma máquina em uma
única estrutura. Economizando espaço,
apenas mouses e teclados
ficam separados da base principal.
PORTÁTEIS
são os mais comuns. Versáteis, podem ser adaptados a diferentes
perfis
de utilização
(até mesmo quando se trata dos usuários mais exigentes) e são
os mais
recomendados para quem precisa ter portabilidade e desempenho em um
único aparelho
eletrônico.
NETBOOK |
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